Menu fechado

Cinco habilidades para ter mais chance no mercado de trabalho

Em época onde o desemprego aumenta a cada dia, há uma pergunta que nos leva a refletir sobre o contexto do mercado de trabalho atual. Por que há tantas vagas de emprego que não são preenchidas, uma vez que há tantas pessoas desempregadas?

Currículos e mais currículos chegam nas agências de emprego, mas os candidatos não preenchem os requisitos necessários para ocupar as vagas disponíveis, isto porque para além de não possuir experiência, na hora da entrevista não apresentam as habilidades necessárias para ocupar determinada vaga.

E quais seriam estas habilidades? Podemos citar cinco habilidades, sendo:

Autoconfiança

Para se ter autoconfiança se faz necessário ter propriedade sobre o que deseja e o objetivo a ser alcançado, de modo que o candidato à vaga deverá ter tranquilidade para responder as perguntas que surgirem no ato da entrevista, precisa estudar a missão, os valores e a visão da empresa, saber qual o produto que é oferecido, qual o perfil da clientela e ter muito claro  que sua contratação será muito vantajosa para a empresa, de modo a convencer com leveza que a empresa estará fazendo um excelente investimento.

Iniciativa

Normalmente em entrevistas de trabalho, há estudos de casos, onde o entrevistador lança uma situação hipotética para verificar como seria o comportamento do entrevistado e o que se espera, é que haja iniciativa em resolver qualquer situação pontuada, o candidato proativo é aquele que no surgimento de um problema apresenta duas soluções, seja para resolver conflitos, fidelizar o cliente ou obter lucros de uma situação inesperada.

Compreensão interpessoal

O bom relacionamento faz com que haja harmonia dentro de qualquer empresa e para isso compreensão interpessoal é uma habilidade indispensável, quando se tem empatia, não há julgamento do certo ou do errado e sim a busca pela resolução de qualquer conflito apresentado da melhor forma possível. Críticas destrutivas e fofocas sobre empresas ou equipe que já tenha feito parte, minimizam as chances de contratação e até mesmo eliminam o candidato à vaga.

Flexibilidade

O candidato adequado é aquele que consegue com destreza desempenhar várias funções, independente do cargo que ocupa, está sempre aberto para ouvir e suas decisões podem ser alteradas de acordo com cada situação apresentada. Sendo flexível se torna indispensável para a empresa, pois sempre que for preciso esse candidato poderá solucionar imprevistos.

Perseverança

Habilidade de perseverar, mesmo diante de situações sem retorno satisfatório, o candidato perseverante, apresenta equilíbrio emocional e jamais desiste de atingir seus objetivos, busca incansavelmente de diversas maneiras, diferentes estratégias para retornar ao ponto inicial em busca do sucesso.

Antônia Braz
Coach, Consteladora Familiar e Empresaria Educacional.
Formada em Pedagogia, Pós-graduada em Gestão estratégica de Pessoas, Neuropsicopedagia, Psicopedagogia e Pedagogia Sistêmica. Master Coach e máster em Pratictioner em PNL – ( Programação Neurolinguistica).