Menu fechado

As contribuições e os desafios da modernidade

Escolas comprometidas com a formação global dos estudantes têm conhecimento que para que este desenvolvimento de fato aconteça se faz necessário o envolvimento efetivo das famílias.

O que para muitas escolas sempre foi um desafio a ser superado, trazer os pais para o ambiente escolar com participação ativa, hoje; de forma peculiar é visto como grande avanço; pais participando ativamente das aulas em modo remoto, “lives” promovidas pelas escolas, tour pelo ambiente escolar, feiras de ciência virtual, prática de receitas tendo pais como colaboradores, entre muitas outras ações que têm de fato aproximado e fortalecido a parceria entre escola e família.

Momento delicado, que está fazendo com que tanto escola como família, colham bons frutos obtendo em um futuro próximo, efeito muito positivo.

As ferramentas tecnológicas têm favorecido um avanço em conhecimento gigantesco, uma vez que equipe escolar, estudantes e pais tiveram que se apropriar destas ferramentas para que a vida acadêmica pudesse continuar e quanto ganha-se com toda essa mudança!!!

Estudantes sentem-se valorizados e de fato sendo protagonistas em sala de aula, pois a geração atual domina a questão tecnológica; o que não dominam é a forma de utilização de todo este mundo à disposição. Então, entram em cena os professores para nortear e mediar o uso destas ferramentas que são aliadas na promoção de muita aprendizagem.

Para além das redes sociais os estudantes, mesmo que com pouca idade estão tendo a oportunidade de vivenciar muitas possibilidades que a tecnologia dispõe, contribuindo para um desenvolvimento saudável e seguro.

O que não pode ser esquecido é o que a área da saúde sempre alertou quanto ao tempo de exposição a este meio que está sendo utilizado para garantir o acesso à educação e aprendizagem. Por este motivo, a adaptação de aulas com tempo reduzido, aulas desafiadoras, interativas, tendo como grande diferencial o controle da frequência nesta modalidade que se faz bem diferente das aulas presenciais, pois hoje, para garantir a frequência os estudantes, os mesmos precisam participar das aulas, diferente das aulas presenciais onde, por muitas vezes, o estudante não precisa participar das aulas, basta estar presente. Então a família é corresponsável por esta participação, por organizar um local adequado, preparar os filhos para o momento do aprender e monitorar esta participação.

De acordo com as aulas que são disponibilizadas pode-se avaliar o comprometimento e responsabilidade de muitos profissionais que se preocupam com a qualidade do que está sendo oportunizado, garantindo a participação e o gosto pelo que se aprende a cada dia.

Quem diria que a modalidade EAD que é oferecida apenas para cursos de graduação e pós graduação; hoje, com algumas adaptações sendo oferecida como Ensino Remoto, pudesse chegar até mesmo ao ensino infantil. São modernidades pensadas por humanos, disponíveis para que esse momento se torne suave e muito menos complicado do que se fosse há tempos atrás.

Viva-se o presente aproveitando oportunidades que nos são oferecidas, inovando, criando e simplesmente sendo feliz.

Antônia Braz
Pedagoga, Neuropsicopedagoga, Master em PNL, Coach e Consteladora Familiar